domingo, 3 de março de 2013

O JEJUM BÍBLICO

Mateus 6:16-18

"Quando jejuarem, não façam isso publicamente como os hipócritas, que procuram parecer abatidos e desarrumados para serem notados pelos outros! Verdadeiramente, essa é a única recompensa que eles terão. Mas, quando você estiver jejuando, lave o rosto e penteie o cabelo, de tal maneira que ninguém perceba que você está em jejum, e sim apenas o seu Pai que conhece todos os segredos. E Ele recompensará você."


JEJUAR não significa meramente abster-se de alimentos. Muitas pessoas ficam algum período sem ingerir alimentos por motivos de saúde, mas isto não significa que estejam jejuando, segundo o padrão bíblico. Outros jejuam, porque desejam emagrecer. Isso também não é jejum bíblico. Ainda há aqueles que deixam de almoçar ou jantar, por estarem muito ocupados. Também não é jejum.

JEJUAR envolve também ORAR, arrepender-se e fazer uma sondagem no coração.
Para que o jejum tenha valor para Deus, é preciso que tenha um objetivo espirtual.

O jejum disciplina o corpo, tornando-o um instrumento útil para Deus. O jejum nos dá a vitória sobre os desejos da carne.
A maneira de sermos libertos de um pecado que nos assedia insistentemente é praticarmos o jejum. Se uma pessoa é escrava do álccol, por exemplo, o jejum é uma das ferramentas que pode romper as cadeias dessa escravidão. Quando um alcoólatra diz "NÃO" a um apetite natural (o alimento), aumenta sua força de vontade para dizer "NÃO" para um apetite carnal (a bebida). Além disso, Deus vê sua sinceridade e lhe dá forças para superar o vício.
Talvez o seu problema seja a incredulidade. Sente que não consegue confiar em Deus. Pode ser que essa incredulidade se manifeste no fato de orar pouco ou ler pouco a Bíblia. Uma das maneiras de fortalecer a fé é justamente o jejum.

"Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum." Mateus 17:21

O jejum fortalece nosso espírito!!

 
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33



TIPOS DE JEJUM


- JEJUM TÍPICO: A Bíblia ensina que jejum normal consiste em abster-se totalmente de alimento sólido. O jejum típico, mencionado na Bíblia, não implicava em abstinência de líquidos.
Quando Jesus jejuou 40 dias e 40 noites no deserto, lemos o seguinte:
"E, depois de jejuar 40 dias e 40 noites, teve fome." Mateus 4:2
A Bíblia não menciona que Ele teve sede. Seria fisicamente impossível jejuar 40 dias e 40 noites sem ingerir líquidos.

- JEJUM COMPLETO: Também chamado de JEJUM ABSOLUTO, consiste na abstinência de alimento e de água.
"E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu." Atos 9:9

Trata-se de um jejum rigoroso e pode até trazer perigo. Ninguém deve fazer um jejum total por mais de um dia. Além disso, aquele que tem problemas de saúde, deve conversar com o médico antes de resolver fazer um jejum completo.

- JEJUM PARCIAL: É caracterizado pelo que se come e pela frequência com que se come. Significa abster-se de certos alimentos. Alguns interpretam a atitude de Daniel como um jejum parcial.


"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar."
Daniel 1:8

"Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei."
Daniel 1:11-15



O jejum pode ser a abstinência não só de alimentos e liquidos, mas de qualquer coisa ou hábito que tenha se tornado 'indispensável' para sua vida: televisão, vídeo game, refrigerante, cafézinho...

 
O jejum parcial implica em abster-se de alimentos durante um certo período de tempo.


Deus pode levar algumas pessoas a se absterem de certos alimentos, a fim de provar sua sinceridade, principalmente se estiverem buscando uma resposta de oração em termos específicos.




"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
2 Crônicas 7:14
 
 









 (Fonte: Livro -O jejum Bíblico - Jerry Falwell)

Um comentário:

  1. Vale qualquer forma de sacrifício?
    Por exemplo, resolvi jejuar e durante todo o dia,até o final da missa das 19:00 hs so tomei água e comi pão.

    ResponderExcluir