quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

12º DIA
 
 
CONTANDO OS MEUS DIAS



Salmo 90:12

"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios."

Eclesiastes 12:1-12

"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;
Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.
As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne."



Creio que o pior lamento de uma pessoa, conforme o próprio relato do texto de Eclesiastes 12, é ao aproximar-se os anos e ao olharmos para trás termos a sensação de que tudo foi um simples correr atrás do vento.

Sempre é tempo para avaliar, para considerar, para refletir sob o prisma e espelho de Deus, para saber que tipo de vida estamos tendo para que não tenhamos esses dissabores no futuro, com frustração e, ás vezes, desespero.

Com respeito aos jovens, é entender que o tempo de ter a vida nas mãos de Deus é HOJE, pois o reconhecimento do Criador na vida alterará para sempre o seu rumo e destino. Numa previsão de morte e destruição, ele pode vislumbrar pela fé, esperança e vitória eterna.

Com respeito, àqueles que podem dizer como Paulo, "combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé", que Deus lhe dê a alegria de estarem colhendo os frutos até quando Ele chamar.
Porém, aos idosos que não tiverem a oportunidade de entregarem-se ao Senhor, é hora de fazê-lo, entendendo que o convite é PARA A VIDA ETERNA com Ele, na Sua presença, com a Sua Glória e na Sua Alegria.

Que você reflita em que condições está, e tome com sabedoria a atitude de ter a vida sob os cuidados do Criador.





ORAÇÃO: "Pai da Eternidade, ensina-me a contar os meus dias para que alcance coração sábio. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário