sábado, 12 de janeiro de 2013

40 dias orando com a família - 19º Dia "Testar ou provar de Deus?"

Depois de alguns dias sem postar (estava com probleminhas de saúde, mas estou melhorando, graças a Deus), estou de volta \o/\o/
 
O propósito continua...
E hoje vou postar os 5 últimos dias.
 
 
19º DIA
 
 
"TESTAR OU PROVAR DE DEUS?"
 
 
1 Reis 18:36-38
 
"Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego."


1 Reis 18:20-40
 
 "Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.
Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado.
E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou."
 
 
Existem pessoas que chegam diante de Deus e dizem: O Senhor não é Deus? Então faça! (exemplo do ladrão na cruz que questionou o poder de Cristo - Lucas 23:39 "E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.").
 
Atitude como esta não traduz fé, tampouco temor diante dEle, mas mera provocação ímpia e sem respeito. Certamente, pessoas assim, não verão a Glória de Deus!
 
Por outro lado, temos o exemplo do profeta Elias, diante dos falsos profetas e dos idólatras de Baal. Testemunhamos alguém que cria verdadeiramente em Deus.  Alguém que professava a fé, independente daquilo que Deus desejava fazer ou não!
 
A decisão, em oração, de Elias foi tremenda: Ele não tentou ou colocou Deus em teste, mas colocou-se na posição de experimentar e PROVAR O PODER DE DEUS.
Ele pediu que Deus se manifestasse enviando fogo dos céus sobre o altar como testemunho de que o Senhor era o verdadeiro Deus! Ele já cria nisso, mas as pessoas ao redor, não.
 
Que hoje mesmo, você e sua família possam experimentar desse poder, provando da ação de Deus sobre suas vidas. Isso certamente abençoaráaos que vivem ao redor!
 
 
 
ORAÇÃO: "Senhor, eu creio, aja com poder e soberania sobre todos nós. Amém."

2 comentários:

  1. Oi Desinha, tudo bem? Espero que vc esteja melhor.

    Vejam só que maravilha o Senhor nos faz. Hoje pela manha li exatamente esta história de Elias, pois na minha classe dominical as criancas estao estudando sobre o Profeta Elias e ontem eu fiz o culto da familia com meus filhos e contei-lhes a história do Profeta com os corvos e a morte do filho da viúva. Hoje procurei a continuacao da hist, para contar aos meus filhos que depois de 3 anos sem chover o Senhor faz chover de modo extraordinário. estava procurando sobre o atual Monte Carmelo onde esta parte da hist acontece e acabei vindo parar aqui. Gostei muito do teu propósito dos 40 dias e vou aderir também.

    No finalzinho do ano passado tirei um dia para orar a cada meia hora. Pra isso coloquei o despertador porque com os afazeres de casa eu poderia esquecer e foi uma bencao.

    Te desejo um restinho de semana abencoado.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Paz Georgia!

    Tudo bem com você? Eu estou um pouco melhor :)
    Deus é bom!

    A história de Elias é uma benção. Só existe um DEUS, e que tudo pode fazer.
    Devemos crer apenas nEle.
    Eu gosto muito de ler, e sempre que vou em uma livraria evangélica acabo comprando um. E encontrei este, 40 dias orando com a família. Eu ainda não sou casada. Mas oro pela minha família, que são meus pais.
    Deus é Deus de família e quer abençoar a minha e a tua família também!

    Que Deus fortaleça, a cada dia, a tua fé. E que você seja sempre como a mulher virtuosa - Provérbios 31

    (Ahh! Qual a cidade/País, você mora?)

    Beijos
    E que vc tenha uma sexta-feira de vitórias!

    ResponderExcluir